A Alegoria consisti em atribuir valores imorais e morais , éticos e antiéticos á animais que aparentemente na natureza sâo apenas quiados por instinto mas fábulas de Esopo possui uma grande importância literária de ensinar e incentivar as pessoas a refletirem e criticarem suas ações pecaminosas e valorizar suas ações virtuosas, nessas histórias , animais criam e destrói reinos , animais viram homens ou mulheres, animais pedem mulheres em casamentos, animais fracos vencem ou ajudam animais fortes, animais desafiam autoridades humanas e divinas etc.
O leão e o camundongo, a lebre e a tartaruga, a raposa e a cegonha, a cigarra e a formiga são algumas das duplas que protagonizam fábulas muito conhecidas. Há também o homem que matou a galinha dos ovos de ouro, fábula de La Fontaine da qual se extrai a lição: "Quem tudo quer tudo perde."Fábula é uma narrativa alegórica em prosa ou verso, cujos personagens são geralmente animais, que conclui com uma lição moral. Sua peculiaridade reside fundamentalmente na apresentação direta das virtudes e defeitos do caráter humano, ilustrados pelo comportamento antropomórfico dos animais. O espírito é realista e irônico e a temática é variada: a vitória da bondade sobre a astúcia e da inteligência sobre a força, a derrota dos presunçosos, sabichões e orgulhosos etc. A fábula comporta duas partes: a narrativa e a moralidade. A primeira trabalha as imagens, que constituem a forma sensível, o corpo dinâmico e figurativo da ação. A outra opera com conceitos ou noções gerais, que pretendem ser a verdade "falando" aos homens.(SILVA, Tatiane Leite da. Fábula, Cola na web, 2010)
O provérbio é diferente da fábula , pois este é uma narração , onde os personagens que criam e destrói civilizações, sentimentos e conhecimentos diversos são humanos . O Paradoxo é diferente da Fábula, pois este se utiliza além das figuras de animais que possui senso de valorização da moral e desprezo e punição da imoralidade humana , no entanto os animais além de falar e agir como seres humanos , eles criam e destrói civilizações organizadas, criam fábricas, computadores, escolas , universidades ,Shoppings e supermercados , ou seja é uma recriação da vida humana só que controlada pela autoridade governamental dos animais.
A afinidade com o provérbio encontra-se no nível mediano - lugares-comuns proverbiais - a que geralmente se reduz a lição extraída da narrativa. Sob esse aspecto, a fábula também se distingue da parábola, que procura maior elevação no plano ético, além de lidar com situações humanas mais reais. (SILVA, Tatiane Leite da. Fábula, Cola na web, 2010)
Fábula oriental e Esopo.
Na evolução do gênero, o primeiro dos três períodos da fábula, aquele em que a moralidade constitui a parte fundamental, é o das fábulas orientais, que passaram da Índia para a China, o Tibet, a Pérsia, e terminaram na Grécia com Esopo. No Oriente, a fábula foi usada desde cedo como veículo de doutrinação budista. O Pantchatantra, escrito em sânscrito, chegou ao Ocidente por meio de uma tradução árabe do século VIII, conhecida pelo título de Fábulas de Bidpay, depois retraduzida do árabe para várias línguas. Esopo, fabulista grego de existência duvidosa a quem se atribuem as fábulas reunidas por Demétrio de Falero no século IV a.C., teria sido uma espécie de orador popular que conta histórias para convencer os ouvintes a agir de acordo com o bom-senso e na defesa de seus próprios interesses. De acordo com Aristóteles, a fábula esópica é uma das formas da arte de persuadir e não poesia. (SILVA, Tatiane Leite da. Fábula, Cola na web, 2010)
Esopo aperfeiçoou na oralidade , com um brilhante e pioneiro método de fazer fábulas , criar animais que falam e agem como seres humanos, refletindo e criticando os pecados humanos e valorizando as virtudes humanas, há inúmeras figuras de linguagem como ironia onde um Leão , o rei da selva é salvo por um rato fracote .
A moralidade ou significação alegórica, ainda que anime o todo, jaz de preferência nas entrelinhas, de maneira velada. Os antigos tinham ponto de vista diferente. Para eles, a parte filosófica era essencial. Para atingirem de modo mais direto o alvo moral, sacrificavam a ação, a vivacidade das imagens e o drama. Assim, a evolução da fábula pode ser cifrada na inversão do papel desses dois elementos: quanto mais se avança na história, mais se vê decrescer o tom sentencioso, em proveito da ação. A presença da moral, no entanto, nunca desapareceu de todo da fábula. Explicitada no começo ou no fim, ou implícita no corpo da narrativa, é a moralidade que diferencia a fábula das formas narrativas próximas, como o mito, a lenda e o canto popular. Situada por alguns entre o poema e o provérbio, a fábula estaria a meio caminho na viagem do concreto para o abstrato. (SILVA, Tatiane Leite da. Fábula, Cola na web, 2010)
As fabulas possuem uma ótima relação com a filosofia, pois os animais que ali estão representados nas obras literárias , ensinam as pessoas a pensarem , refletirem e criticarem os vícios e valorizar as virtudes humanas .As Fábulas ensinam e estimulam as pessoas a lerem e escreverem melhor pois um ser critico nessa área , comprendera melhor essa Fábula e poderá adapta-la para qualquer área que quiser .