Era uma vez, uma menina tão doce e meiga que todos gostavam dela. A avó, então, a adorava, e não sabia mais que presente dar a criança para agradá-la. Um dia ela presenteou-a com um chapeuzinho de veludo vermelho.
O chapeuzinho agradou tanto a menina e ficou tão bem nela, que ela queria ficar com ele o tempo todo. Por causa disso, ficou conhecida como Chapeuzinho Vermelho. Um dia sua Mãe lhe chamou e lhe disse: - Chapeuzinho, leve este pedaço de bolo e essa garrafa de vinho para sua avó. Ela está doente e fraca, e isto vai faze-la ficar melhor. Comporte-se no caminho, e de modo algum saia da estrada, ou você pode cair e quebrar a garrafa de vinho e ele é muito importante para a recuperação de sua avó.
Chapeuzinho prometeu que obedeceria a sua mãe e pegando a cesta com o bolo e o vinho, despediu-se e partiu. Sua avó morava no meio da floresta, distante uma hora e meia da vila. Logo que Chapeuzinho entrou na floresta, um Lobo apareceu na sua frente. Como ela não o conhecia nem sabia que ele era um ser perverso, não sentiu medo algum. - Bom dia Chapeuzinho - saudou o Lobo.
- Bom dia, Lobo - ela respondeu. - Aonde você vai assim tão cedinho, Chapeuzinho? Vou à casa da minha avó. - E o que você está levando aí nessa cestinha?
- Minha avó está muito doente e fraca, e eu estou levando para ela um pedaço de bolo que a mamãe fez ontem, e uma garrafa de vinho. Isto vai deixá-la forte e saudável.
- Chapeuzinho, diga-me uma coisa, onde sua avó mora?
- A uns quinze minutos daqui. A casa dela fica debaixo de três grandes carvalhos e é cercada por uma sebe de aveleiras. Você deve conhecer a casa. O Lobo pensou consigo: "Esta tenra menina é um delicioso petisco. Se eu agir rápido posso saborear sua avó e ela como sobremesa”. Então o Lobo disse: - Escute Chapeuzinho, você já viu que lindas flores há nessa floresta? Por quê você não dá uma olhada? Você não está ouvindo os pássaros cantando? Você é muito séria, só caminha olhando para frente. Veja quanta beleza há na floresta.
Chapeuzinho então olhou a sua volta, e viu a luz do sol brilhando entre as árvores, e viu como o chão estava coberto com lindas e coloridas flores, e pensou: "Se eu pegar um buquê de flores para minha avó, ela vai ficar muito contente. E como ainda é cedo, eu não vou me atrasar”.
E, saindo do caminho entrou na mata. E sempre que apanhava uma flor, via outra mais bonita adiante, e ia atrás dela. Assim foi entrando na mata cada vez mais.
Enquanto isso, o Lobo correu à casa da avó de Chapeuzinho e bateu na porta. - Quem está aí? - perguntou a velhinha. - Sou eu, Chapeuzinho - falou o Lobo disfarçando a voz - Vim trazer um pedaço de bolo e uma garrafa de vinho. Abra a porta para mim.
- Levante a tranca, ela está aberta. Não posso me levantar, pois estou muito fraca. - respondeu a vovó.
O Lobo entrou na casa e foi direto à cama da vovó, e a engoliu antes que ela pudesse vê-lo. Então ele vestiu suas roupas, colocou sua touca na cabeça, fechou as cortinas da cama, deitou-se e ficou esperando Chapeuzinho Vermelho.
E Chapeuzinho continuava colhendo flores na mata. E só quando não podia mais carregar nenhuma é que retornou ao caminho da casa de sua avó. Quando ela chegou lá, para sua surpresa, encontrou a porta aberta.
Ela caminhou até a sala, e tudo parecia tão estranho que pensou: "Oh, céus, por quê será que estou com tanto medo? Normalmente eu me sinto tão bem na casa da vovó...”. Então ela foi até a cama da avó e abriu as cortinas. A vovó estava lá deitada com sua touca cobrindo parte do seu rosto, e, parecia muito estranha...
- Oh, vovó, que orelhas grandes a senhora tem! - disse então Chapeuzinho. - É para te ouvir melhor.
- Oh, vovó, que olhos grandes a senhora tem! - É para te ver melhor. - Oh, vovó, que mãos enormes a senhora tem!
- São para te abraçar melhor. - Oh, vovó, que boca grande e horrível à senhora tem! - É para te comer melhor - e dizendo isto o Lobo saltou sobre a indefesa menina, e a engoliu de um só bote.
Depois que encheu a barriga, ele voltou à cama, deitou, dormiu, e começou a roncar muito alto. Um caçador que ia passando ali perto escutou e achou estranho que uma velhinha roncasse tão alto, então ele decidiu ir dar uma olhada.
Ele entrou na casa, e viu deitado na cama o Lobo que ele procurava há muito tempo. E o caçador pensou: "Ele deve ter comido a velhinha, mas talvez ela ainda possa ser salva.
Não posso atirar nele”. Então ele pegou uma tesoura e abriu a barriga do Lobo. Quando começou a cortar, viu surgir um chapeuzinho vermelho. Ele cortou mais, e a menina pulou para fora exclamando: - Eu estava com muito medo! Dentro da barriga do lobo é muito escuro!
E assim, a vovó foi salva também. Então Chapeuzinho pegou algumas pedras grandes e pesadas e colocou dentro da barriga do lobo. Quando o lobo acordou tentou fugir, mas as pedras estavam tão pesadas que ele caiu no chão e morreu.E assim, todos ficaram muito felizes.
O caçador pegou a pele do lobo. A vovó comeu o bolo e bebeu o vinho que Chapeuzinho havia trazido, e Chapeuzinho disse para si mesma: “Enquanto eu viver, nunca mais vou desobedecer minha mãe e desviar do caminho nem andar na floresta sozinha e por minha conta”.
Contexto Histórico e literário:
No contexto histórico alemão de resistência às conquistas napoleônicas; os Irmãos Grimm recolhem, diretamente da memória popular, as antigas narrativas, lendas ou sagas germânicas, conservadas por tradição oral. Buscando encontrar as origens da realidade histórica germânica, os pesquisadores encontram a fantasia, o fantástico, o mítico em temas comuns da época medieval. Então uma grande Literatura Infantil surge para encantar crianças de todo o mundo. Tinham dois objetivos básicos com a pesquisa:
Os Irmãos Grimm foram os primeiros escritores da Literatura Clássica a desenvolverem uma literatura realmente infantil, "Histórias das crianças e do lar" e já contava com mais algumas histórias. A quinquagésima edição, última com os autores vivos, já totalizava 181 narrativas. Algumas dessas estórias são de fundo europeu comum, tendo sido também recolhidas por Perrault, no séc. XVII, na França (o que remete à existência de uma fonte comum).
A Literatura Tradicional defendia a execução de uma literatura enciclopédica, sem inovações em nenhum campo do conhecimento humano, a mesma literatura que servia a educação informal e formal da criança era a mesma do adulto, no entanto os irmãos Grimm defenderam a literatura nova, onde as crianças deveriam aprender literatura, com a práxis entre a realidade do mundo real com a realidade no mundo ficcional, a associação entre ambos ajudaria a ela compreender sozinha ou com o professor a diferença e semelhança entre as duas realidades , para então desfragmentar essas realidades para então compreender que cada uma delas tem sua utilidade no seu momento propricio e correto, o mundo real é necessário para sermos sérios em nossa responsabilidades de pai, funcionário, líder religioso etc, porém também devemos ser sonhadores, pacificadores , humildes e corajosos como os heróis das estórias infantis.
Suas estórias revolucionárias estavam copiladas na coletânea, histórias da crianças e do lar, onde se evidencia uma proposta educativa. Foram os Irmãos Grimm que dedicaram-nas às crianças por sua temática mágica e maravilhosa. Fundiram, assim, esses dois universos: o popular e o infantil. O título escolhido para a coletânea "Histórias das crianças e do lar" já evidencia uma proposta educativa. Alguns temas considerados mais cruéis ou imorais foram descartados do manuscrito de 1810.
O Romantismo trouxe ao mundo um sentido mais humanitário. Assim, a violência presente nos Contos realista de Perrault cede lugar a um humanismo, onde se destaca o sentido do maravilhoso da vida. Perpassam pelas histórias, de forma suave, duas temáticas em especial: a solidariedade e o amor ao próximo. A despeito dos aspectos negativos que continuam presentes nessas estórias, o que predomina, sempre, é a esperança e a confiança na vida.
Ex: Confrontando os finais da estória do "Chapeuzinho Vermelho"; em Perrault (que termina com o lobo devorando a menina e a avó) e em Grimm (onde o caçador chega, abre a barriga do lobo, deixando que as duas vivam vivas e felizes; enquanto o lobo morria com a barriga cheia de pedras que o caçador ali colocou...).Vários críticos afirmam serem as histórias dos Grimm incentivadoras do conformismo e da submissão. Ainda assim, a permanência dessas narrativas, oriundas da tradição oral, justificam o destaque conferido a estes autores alemães.
No Contexto Literário, O Lobo na versão romantica dos Irmãos Grimm continua sendo cruel ao engoli a menina e avó, ainda vivas, porém há um elemento crucial, o caçador que modifica o clímax e o final dessa estória. Para os Irmãos Grimm, Chapeuzinho e sua avó são seres humanos inocentes, que apenas caíram na lábia do verdadeiro vilão, o lobo mal, que por se um ser mal que ataca meninas e velhinhas deve ser o único a pagar por esses atos horriveis .
Na versão de Chapeuzinho Vermelho dos Grimm, O lobo é também mostrado como uma personagem inteligente e perspicaz que busca enganar a menina, mas, nessa versão, o lobo morre após o caçador ter retirado Chapeuzinho e sua avó da barriga do anti-herói, retratando o, assim, como o verdadeiro praticante de ações más e que, portanto, deve ser punido, O caçador passou perto da casa e pensou: “Como a velha está roncando hoje! Preciso ver se não lhe falta alguma coisa”. Então ele entrou na casa, e quando olhou para a cama, viu que o lobo dormiu nela. – “É aqui que eu te encontro, velho malfeitor”, - disse ele, - “há muito tempo que estou à tua procura”. Aí ele quis apontar a espingarda, mas lembrou-se de que o lobo podia ter devorado a vovó, e que ela ainda poderia ser salva. Por isso ele não atirou, mas pegou uma tesoura e começou a abrir a barriga do lobo adormecido. E quando deu algumas tesouradas, viu logo o vermelho do chapeuzinho, e mais um par de tesouradas, e a menina saltou para fora e gritou: - “Ai, como eu fiquei assustada, como estava escuro lá dentro da barriga do lobo!” E aí também a velha avó saiu para fora ainda viva, mal conseguindo respirar. Mas Chapeuzinho Vermelho trouxe depressa umas grandes pedras, com as quais encheu a barriga do lobo. Quando ele acordou, quis fugir correndo, mas as pedras eram tão pesadas, que ele não pôde se levantar e caiu morto. (Os Contos de Grimm; 2003:148).
Para Os irmãos Grimm, o lobo é também inteligente e aparentemente amado, por criar estratégias que façam com que ele chegue a casa da avó da menina, personagem principal da estória, que ele consegue arrancar informações procurando demonstrar a ela, algum sentimento de amizade.
Ele continua sendo cruel ao engoli a menina e avó, ainda vivas, porém há um elemento crucial, o caçador que modifica o clímax e o final dessa estória. Para os Irmãos Grimm, Chapeuzinho e sua avó são seres humanos inocentes, que apenas caíram na lábia do verdadeiro vilão, o lobo mal, que por se um ser mal que ataca meninas e velhinhas deve ser o único a pagar por esses atos horriveis . O pai da menina em linguagem figurada é o lobo mal, ser possuídor de atitudes boas e ruins que só o favorece a si mesmo, sem nenhum altruísmo e atrapalha a vida de seus ‘’parentes’’, o lado vilão do pai ausente e severo e o caçador , o protetor e salvador da menina e de sua avó , o regresso do lado de pai amoroso.
Os Irmãos Grimm contam duas versões desta estória, o que não lhes é habitual. * Em ambas, tanto a estória como a heroína têm o nome de "Chapeuzinho Vermelho", devido ao "Chapeuzinho de veludo vermelho que lhe caía tão bem que ela não usava nenhum outro". A ameaça de ser devorada é o tema central de Chapeuzinho Vermelho, como em João e Maria. As mesmas constelações básicas que aparecem no desenvolvimento de cada pessoa podem levar às personalidades e destinos humanos mais diversos, dependendo de outras experiências do indivíduo e de como ele as interprete para si próprio. Da mesma forma, um número limitado de temas básicos retratam nas estórias de fadas, aspectos muito diferentes da experiência humana. Tudo depende da forma da elaboração do tema e do contexto em que ocorra. "João e Maria" lida com as dificuldades e ansiedades da criança que é forçada a abandonar sua ligação dependente com a mãe e a libertar-se da fixação oral. "Chapeuzinho Vermelho" aborda alguns problemas cruciais que a menina em idade escolar tem de solucionar quando as ligações edípicas persistem no inconsciente, o que pode levá-la a expor-se perigosamente a possíveis seduções. (BETTELHEIM, Bruno. A Psicanalise dos contos de fadas, São Paulo, Paz e Terra. p.183,2002)
Bruno Bettelheim descreve que os contos de fadas não são apenas mistificações da vida real, lobos que falam e agem como seres humanos , fadas e bruxas poderosas que Iinfluenciam o destino dos seres humanos com varinhas de cordão ou caldeirão porém neles a essência da valorização da realidade humana , a inteligência , o livre arbítrio, os valores sociais , as leis universais, o sonho , a criatividade e o senso critico. Ambos necessários para formar um ótimo estudante da vida e não um aluno na escola. Esses elementos fundamentais para o carater da criança estão inseridos na versâo romantica dos Irmãos Grimm de Chapeuzinho Vermelho.